Programa Guritiba busca levar teatro às crianças e escolas

Fabíula Passini fala sobre formação de público e a programação de 2024

Maria Monteiro | 3º período de Jornalismo na Universidade Positivo

Voltado para o público infanto-juvenil, o Programa Guritiba conta com uma programação completa de espetáculos com foco em trazer a cultura teatral, musical e recreação para as crianças, adolescentes e familiares, apresentando o teatro e abordando a importância para o desenvolvimento infantojuvenil por meio de oficinas.

Como parte do Festival de Curitiba, que ocorre na capital até 7 de abril, o Guritiba se prolonga durante o resto do ano com projetos recreativos nas escolas. Não só os estudantes, como também professores e toda a equipe pedagógica têm a chance de assistir às obras para que possam abordar a cultura teatral nesses espaços.

Fabíula Passini, diretora do Festival de Curitiba, explicou a proposta do Guritiba. Foto: Maria Monteiro

A mediação cultural usada no Guritiba escolhe comunidades escolares para apresentar pessoalmente o teatro para as famílias. São espetáculos que se adaptam aos espaços e não são abertos ao público em geral. Fabíula Passini, diretora do Festival de Curitiba e curadora do Guritiba, comenta sobre o programa: “ele tem um formato muito único durante o ano, que é essa preocupação de levar o teatro para as escolas”. 

Na edição deste ano, duas peças do Guritiba estão em destaque no Festival: “Valentim Valentinho” e “Itan Tal”. “Itan e Tal” realizou uma apresentação no Festival de Manaus, e foi a única peça que ganhou todos os prêmios na categoria “Teatro Para Infâncias”, e com as intermediações estaduais culturais, conquistou também o paranaense Prêmio Gralha Azul.

Serviço:

“Mostra Guritiba” 

Data: 30 e 31 de março e 06 e 07 de abril

Local: Teatro Bom Jesus (Rua 24 de Maio, 135 – Centro, Curitiba – PR)

Ingressos: a partir de R$30

Deixe um comentário