Clássico da Disney vira paródia na peça “High School – A Comédia” 

Espetáculo conta a história do filme High School Musical de uma forma mais atual e “abrasileirada” 

Geise Santos e Julia Estevam – 7° período de Jornalismo da Universidade Positivo

Já pensou se High School Musical se passasse nos dias de hoje, só que numa cidade um pouco diferente? A peça “High School – A Comédia” trouxe, no último dia de Festival de Curitiba, o clássico da Disney de uma forma modificada e mais “abrasileirada”. Com um enredo mais atual, aliado ao uso de redes sociais, a história, que originalmente se passa em Albuquerque (EUA), tem um novo cenário: Curitiba. 

O espetáculo traz elementos da atualidade, com piadas e gírias utilizadas no meio online. O dialeto típico paranaense logo arrancou muitas risadas da plateia. A história não deixa de lado os clássicos momentos do longa-metragem: a cena dos personagens de Gabriela (Vanessa Hudgens) e Troy (Zac Efron) no karaokê, e a apresentação da famosa música “Stick to the Status Quo”, que teve a letra alterada e traduzida para o contexto da peça. 

Ainda no começo do espetáculo, aconteceu um imprevisto técnico com a sonoplastia, fazendo com que a peça tivesse uma pausa. Mas isso não fez com que a plateia desanimasse, pelo contrário, alguns dos espectadores acharam que fazia parte da peça. Para o espectador Luciano Ruiz, pai do ator Ryan Ruiz, que veio ao teatro prestigiar o filho, a peça foi muito divertida. “Algumas cenas realmente lembram o filme, mas de maneira cômica. Achei interessante do começo ao fim, até mesmo a falha, pensei que fazia parte do espetáculo, foi muito legal” afirmou. 

“High School – A Comédia” teve sua estreia dentro da mostra Fringe no Festival de Curitiba. Segundo o ator Ryan Ruiz, que interpretou o personagem Ryan Evans, nem mesmo os problemas técnicos afetaram o andamento do espetáculo. “Superou minhas expectativas, porque foi o dia da estreia e a gente já começou sem som, com problemas técnicos desde o começo, mas a plateia estava conectada e isso fez render”, destacou.

Ryan também falou um pouco sobre o medo da plateia em não entender as piadas. “As pessoas entenderam muitas piadas, que a gente não sabia se iriam entender, pois eram muitas piadas sobre Curitiba, o mundo LGBT e High School Musical. Tinha muitas pessoas de várias idades, pessoas mais novas, adultos, idosos, todos rindo, então, isso foi muito incrível”, comentou. 

Já a atriz Beatriz Salmen, que deu vida à personagem Sharpay Evans, ressaltou as dificuldades de fazer o teatro musical. “Sou formada em teatro musical e é muito gostoso. É sempre um desafio cantar, atuar e dançar ao mesmo tempo, mas com muito ensaio dá certo” finalizou. 

Deixe um comentário